Blog

Cultura Filmes Educativos Institucional

INSTITUTO MUNDOS NA COP30

INSTITUTO MUNDOS NA COP30

Novembro foi um mês cheio de realizações para nós do Instituto Mundos. Embarcamos em Minas Gerais com destino a Belém, no Pará, para uma série de atividades durante a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

Rádio-Matapi na Exposição Telegarrafas no MABE. Foto: Eliseu Pereira

EXPOSIÇÃO TELEGARRAFAS NO MABE

Iniciamos a nossa jornada na Ilha do Marajó, com a finalização das instalações do que veio a ser a edição especial da exposição Telegarrafas, no Museu de Arte de Belém (MABE), em cartaz com entrada gratuita até 09 de fevereiro de 2026. Depois de passar por Belo Horizonte e interior mineiro, o projeto, que começou em 2009 no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, a partir de oficinas de escuta das águas e da produção de filmes educativos realizados com essas crianças, expandiu-se e hoje une crianças do Brasil, de Moçambique e de Portugal na luta pela água.

Com curadoria de Igor Amin em parceria com o Coletivo WEBS, a exposição traz 4 eixos temáticos, que compõem a beleza da identidade cultural das crianças e seus territórios. As instalações percorrem as águas de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, entrando em contato com a memória de suas famílias, o registro do brincar livre nas águas e a intimidade com os rios. 

Exposição Telegarrafas no MABE. Foto: Eliseu Pereira
Rádio-Matapi na Exposição Telegarrafas no MABE. Foto: Eliseu Pereira
Vozes de Jequi na Exposição Telegarrafas no MABE. Foto: Eliseu Pereira
O curador Igor Amin e equipe educativa da Exposição Telegarrafas no MABE. Foto divulgação.
Exposição Telegarrafas no MABE. Foto: Eliseu Pereira
Exposição Telegarrafas no MABE. Foto: Eliseu Pereira

MOSTRA DE CINEMA INFANTOJUVENIL PELO CLIMA – TELAS AMIGÁVEIS

A cidade de Belém também recebeu a  Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis, edição especial COP 30. A programação, com entrada gratuita, aconteceu entre os dias 10 e 16 de novembro no Cine Líbero Luxardo, e incluiu sessões de filmes (curtas, médias e longas-metragens) e rodas de conversas com diretores e equipes.

A Mostra ofereceu sessões educativas para crianças, jovens e familiares de diversas comunidades de Belém e Ananindeua, que participarão dos debates sobre as mudanças climáticas e o papel da arte e cultura neste contexto.

Um dos destaques foi o lançamento da série Saúde no Rolê, criado por jovens de todo o Brasil, sobre a relação do bem-estar e seu impacto na juventude, uma iniciativa da PLAN International com apoio da AstraZeneca. O Museu das Águas Brasileiras, membro UNESCO na Rede Global dos Museus das Águas, levou diversos conteúdos com a temática da preservação das águas produzido por estudantes de diversas escolas no Brasil, Itália e outros países. Já a ChildFund Brasil apresentou um panorama de ações de educação e clima, com registros inéditos e conteúdos documentais de ações globais em diversos continentes.

Comunidade da Vila da Barca presente na Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis. Foto: Eliseu Pereira
Turma de estudantes na Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis. Foto: Eliseu Pereira
Crianças da Vila da Barca na Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis. Foto: Eliseu Pereira
Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis. Foto: Eliseu Pereira
Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis
Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis Foto: Eliseu Pereira
A educadora Eliana Pojo, Elisa Cunha, representante do Grupo SADA, nosso querido patrocinador, Igor Amin, diretor do Instituto Mundos e nossa parceira do Grupo Neoplan, Vanessa Toledo. Foto: Eliseu Pereira
Carolina Capitu, do Instituto Alana e Igor Amin

PARTICIPAÇÃO NA BLUEZONE DA COP30

Seguindo as ações do Instituto Mundos durante a COP30, o diretor Igor Amin, participou de um painel na Bluezone sobre a Minicop realizada no Vale do Jequitinhonha junto as crianças das águas, a convite do Instituto Alana e da Viração Educomunicação.

Participação de Igor Amin em um painel na Bluezone da COP30.
Participação de Igor Amin em um painel na Bluezone da COP30.
Participação de Igor Amin em um painel na Bluezone da COP30.

A Minicop em Santo Antônio do Itambé, foi inspirada na inédita Lei 550 “Crianças em Ação pela Natureza”, criada em parceria com o Coletivo Formiga Azul e a prefeitura local, um marco e um exemplo de como devemos garantir o direto das crianças e adolescentes no protagonismo para uma transição justa e digna neste momento que vivemos uma crise climática.

Foram promovidas oficinas de educação climática que resultaram em um debate em formato de conferência entre crianças e lideranças comunitárias. Durante as oficinas, as crianças aprenderam a criar as Telegarrafas – dispositivos com QR code e mensagens especiais sobre a importância de cuidarmos das águas e do meio ambiente no território.

Ao final da experiência, uma vídeo-instalação com as garrafas foi produzida no local da oficina, com um vídeo-poema baseado na escuta das águas e o resultado está exposto no MABE – Museu de Arte de Belém, na exposição Telegarrafas,. Além disso, a garrafa com a mensagem das águas criada pelas crianças de Santo Antônio do Itambé foi entregue em mãos pelo Igor Amin para a ministra do meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva.

Ministra do meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva
Vídeo realizado sobre a MiniCop em Santo Antônio do Itambé

GRAVAÇÕES DO LONGA-METRAGEM “A PROVA D’ÁGUA” NA VILA DA BARCA

Fechando com chave de ouro esta temporada intensa no Pará, iniciamos as gravações do longa-metragem  “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin. As gravações se concentraram na comunidade da Vila da Barca, uma comunidade de palafitas localizada no centro de Belém e reconhecida como uma das maiores do Brasil. O longa será gravado ainda no Vale do Jequitinhonha (MG) e sul da Bahia. O obra, uma jornalista em busca de pautas encontra meninos e meninas capazes de mudar seu olhar sobre a importância das águas. “Quando as águas falam aos ouvidos de crianças da natureza, a imaginação se torna ativismo.”

Durante as gravações de “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin.
Durante as gravações de “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin.
Durante as gravações de “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin.
Durante as gravações de “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin.
Durante as gravações de “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin.
Durante as gravações de “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin.

As ações do Instituto Mundos realizadas em Belém, no Pará, contam com patrocínio do Grupo Sada.

Leave your thought here