INSTITUTO MUNDOS NA COP30
2 de dezembro 2025-12-02 16:50INSTITUTO MUNDOS NA COP30
Novembro foi um mês cheio de realizações para nós do Instituto Mundos. Embarcamos em Minas Gerais com destino a Belém, no Pará, para uma série de atividades durante a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

EXPOSIÇÃO TELEGARRAFAS NO MABE
Iniciamos a nossa jornada na Ilha do Marajó, com a finalização das instalações do que veio a ser a edição especial da exposição Telegarrafas, no Museu de Arte de Belém (MABE), em cartaz com entrada gratuita até 09 de fevereiro de 2026. Depois de passar por Belo Horizonte e interior mineiro, o projeto, que começou em 2009 no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, a partir de oficinas de escuta das águas e da produção de filmes educativos realizados com essas crianças, expandiu-se e hoje une crianças do Brasil, de Moçambique e de Portugal na luta pela água.
Com curadoria de Igor Amin em parceria com o Coletivo WEBS, a exposição traz 4 eixos temáticos, que compõem a beleza da identidade cultural das crianças e seus territórios. As instalações percorrem as águas de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, entrando em contato com a memória de suas famílias, o registro do brincar livre nas águas e a intimidade com os rios.






MOSTRA DE CINEMA INFANTOJUVENIL PELO CLIMA – TELAS AMIGÁVEIS
A cidade de Belém também recebeu a Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis, edição especial COP 30. A programação, com entrada gratuita, aconteceu entre os dias 10 e 16 de novembro no Cine Líbero Luxardo, e incluiu sessões de filmes (curtas, médias e longas-metragens) e rodas de conversas com diretores e equipes.
A Mostra ofereceu sessões educativas para crianças, jovens e familiares de diversas comunidades de Belém e Ananindeua, que participarão dos debates sobre as mudanças climáticas e o papel da arte e cultura neste contexto.
Um dos destaques foi o lançamento da série Saúde no Rolê, criado por jovens de todo o Brasil, sobre a relação do bem-estar e seu impacto na juventude, uma iniciativa da PLAN International com apoio da AstraZeneca. O Museu das Águas Brasileiras, membro UNESCO na Rede Global dos Museus das Águas, levou diversos conteúdos com a temática da preservação das águas produzido por estudantes de diversas escolas no Brasil, Itália e outros países. Já a ChildFund Brasil apresentou um panorama de ações de educação e clima, com registros inéditos e conteúdos documentais de ações globais em diversos continentes.












PARTICIPAÇÃO NA BLUEZONE DA COP30
Seguindo as ações do Instituto Mundos durante a COP30, o diretor Igor Amin, participou de um painel na Bluezone sobre a Minicop realizada no Vale do Jequitinhonha junto as crianças das águas, a convite do Instituto Alana e da Viração Educomunicação.





A Minicop em Santo Antônio do Itambé, foi inspirada na inédita Lei 550 “Crianças em Ação pela Natureza”, criada em parceria com o Coletivo Formiga Azul e a prefeitura local, um marco e um exemplo de como devemos garantir o direto das crianças e adolescentes no protagonismo para uma transição justa e digna neste momento que vivemos uma crise climática.
Foram promovidas oficinas de educação climática que resultaram em um debate em formato de conferência entre crianças e lideranças comunitárias. Durante as oficinas, as crianças aprenderam a criar as Telegarrafas – dispositivos com QR code e mensagens especiais sobre a importância de cuidarmos das águas e do meio ambiente no território.
Ao final da experiência, uma vídeo-instalação com as garrafas foi produzida no local da oficina, com um vídeo-poema baseado na escuta das águas e o resultado está exposto no MABE – Museu de Arte de Belém, na exposição Telegarrafas,. Além disso, a garrafa com a mensagem das águas criada pelas crianças de Santo Antônio do Itambé foi entregue em mãos pelo Igor Amin para a ministra do meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva.

GRAVAÇÕES DO LONGA-METRAGEM “A PROVA D’ÁGUA” NA VILA DA BARCA
Fechando com chave de ouro esta temporada intensa no Pará, iniciamos as gravações do longa-metragem “A Prova D’água”, próximo filme de Igor Amin. As gravações se concentraram na comunidade da Vila da Barca, uma comunidade de palafitas localizada no centro de Belém e reconhecida como uma das maiores do Brasil. O longa será gravado ainda no Vale do Jequitinhonha (MG) e sul da Bahia. O obra, uma jornalista em busca de pautas encontra meninos e meninas capazes de mudar seu olhar sobre a importância das águas. “Quando as águas falam aos ouvidos de crianças da natureza, a imaginação se torna ativismo.”












As ações do Instituto Mundos realizadas em Belém, no Pará, contam com patrocínio do Grupo Sada.